quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Mobilização dos Professores Municipais do Herval



Considerações:

Nível 1- na implantação do Plano de Carreira do Magistério Público Municipal de Santa Maria do Herval, o básico desse nível correspondia a 2,48 vezes o Salário Mínimo Nacional. Atualmente ele corresponde a 1,4 vezes o Salário Mínimo Nacional. E se a projeção de 2012 fosse confirmada, iria corresponder 1,29 vezes o Salário Mínimo Nacional.

Nível 2 - na implantação do Plano de Carreira do Magistério Público Municipal de Santa Maria do Herval, o básico desse nível correspondia a 3,47 vezes o Salário Mínimo Nacional. Atualmente ele corresponde a 1,96 vezes o Salário Mínimo Nacional. E se a projeção de 2012 fosse confirmada, iria corresponder 1,8 vezes o Salário Mínimo Nacional.

Pelo gráfico acima, constatamos que o percentual do FUNDEB gasto com os professores vem diminuindo e, que estamos nos aproximando do valor mínimo de 60% que deve ser gasto com a remuneração dos profissionais do magistério de acordo com a lei do Fundeb.
Os valores de 2007 e 2008 referem-se ao pagamento dos salários dos professores do Ensino Fundamental, somente a partir de 2009 a Lei do Fundeb autoriza o pagamento salarial dos professores da Educação Infantil.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Pela  análise dos dados estatísticos apresentados , podemos constatar que desde 2000, o salário dos profissionais de educação do município apresenta perdas significativas se comparado a evolução do Salário Mínimo Nacional, que é um indicativo da evolução dos salários no nosso país. Enquanto o poder aquisitivo da população aumenta, o nosso esta estagnado pois nossos  reajustes se limitam a uma reposição da inflação.
Sabemos que essa desvalorização se deu ao longo de todos os anos ( desde 2000).Por isso, o que estamos propondo aqui não é uma recuperação imediata das perdas que nosso salário vem acumulando se comparado a evolução do Salário Mínimo, mas sim, realizar  um estudo que possibilita a adoção de uma política salarial, que em primeira instância   interrompa essas perdas; e que num segundo plano passa a promover uma recuperação gradativa do nosso salário.

Baseado nestes argumentos, os professores e a equipe administrativa da prefeitura municipal iniciaram reuniões para negociar soluções para resolver este problema de CORROSÃO do poder aquisitivo do salário dos professores.
Hoje 31 de agosto haverá novo encontro para tratar do assunto.

0 comentários:

Postar um comentário

d