terça-feira, 11 de agosto de 2009

Gripe Suina (parte II)

GRIPE SUINA

___Conforme artigo da Folha on Line, "a principal suspeita é a de que o vírus tenha surgido a partir da combinação, em porcos, de vírus de gripe humana, suína e aviária. Do porco, esse novo vírus chegou aos humanos, que passaram a transmiti-lo entre si".
___Ninguém no mundo tem imunidade para esta combinação do vírus.
___A "Gripe Suina" é transmitida da mesma maneira que a gripe comum, ou seja, através da aspiração direta de gotículas de tosse, espirro, o fala de pessoa já afetada pela doença. Nos adultos, a transmissibilidade pode ocorrer por entre 1 dia antes e estender-se até 7 dias após o surgimento dos sintomas iniciais, e nas crianças pode durar até 14 dias.Também pode-se contrair a doença de forma indireta ao fazer-se contato com superfícies contaminadas, pelas mãos que poderão conduzir o vírus aos olhos, nariz ou boca.
___Todas as gripes são causadas por diferentes subtipos do vírus Influenza. Os principais sintomas poder surgir em média 2 dias após a contaminação e são muito parecidos e se confundem: febre repentina, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações e coriza. Por isso, não importa, neste momento, saber se o que se tem é gripe comum ou a nova gripe. A orientação é, ao ter alguns desses sintomas, procure seu médico ou vá a um posto de saúde. Na gripe comum, a maioria dos casos apresenta quadro clínico leve e quase 100% evoluem para a cura. Isso também ocorre na nova gripe. Em ambos os casos, o total de pessoas que morrem após contraírem o vírus em todo o mundo é, em média, de 0,5%.

0 comentários:

Postar um comentário

d